Como remover a placa bacteriana e o tártaro dos dentes em casa

Saúde
Embora seja um problema muito frequente, nem sempre percebemos que ele está lá. Estamos falando do tártaro, essas placas de tom amarelado que se fixam nos cantos mais estreitos do nosso sorriso.

O tártaro ocorre devido a ação da saliva na boca, que mineraliza a placa bacteriana.

Sendo assim, para evitar que ele apareça, o ideal é prevenir o acúmulo de placa bacteriana nos dentes através de uma boa higiene oral.

Quando o acúmulo de tártaro é grande, pode ser necessário visitar o dentista para removê-lo. Porém, você pode prevenir o acúmulo da placa bacteriana e consequentemente o tártaro nos dentes com alguns remédios caseiros e naturais:

Carvão Ativado

Devido a sua coloração escura, você provavelmente não imaginava que o carvão ativado é um ótimo ingrediente para limpar os dentes.

O carvão ativado possui alguns compostos que eliminam os resíduos que se fixam no esmalte dos dentes, além de ajudar na prevenção das infecções bacterianas.

Para utilizar o carvão ativado para esse fim, crie uma pasta com 1 cápsula de carvão ativado misturado em 2 colheres de sopa de água. Escove os dentes com essa pasta e deixe agir na boca por 3 a 5 minutos.

Repita essa escovação 2 a 3 vezes por semana para obter melhores resultados.

Bicarbonato de sódio e óleo de côco

O óleo de côco é um ingrediente muito utilizado para a higienização da boca, devido as suas propriedades antimicrobianas, antifúngicas e bactericidas.

Ao combiná-lo com o bicarbonato de sódio, essa mistura se torna eficaz também para ajudar a eliminar o tártaro que pode estar se formando nos seus dentes.

Além disso, devido ao leve poder abrasivo do bicarbonato de sódio, o uso dessa receita ajuda a clarear os dentes. Misture meia colher de chá de bicarbonato de sódio, com uma colher de sopa de óleo de côco.

Opcionalmente você pode incluir 3 gotinhas de óleo de hortelã pimenta, para deixar o hálito mais fresco. Escove seus dentes normalmente com a mistura, como se fosse uma pasta de dentes.

Você pode usar essa receita uma vez ao dia, por uma semana. É importante ter moderação no uso do bicarbonato, especialmente se você possui dentes muito sensíveis, pois pode agravar o problema.

Levedo de Cerveja

Os compostos da levedura de cerveja ajudam a alterar o ambiente de que as bactérias precisam para se proliferar sobre os dentes.

Ao combinarmos o levedo com o sal, temos uma mistura capaz de remover e amolecer resíduos que poderiam originar o tártaro.

Faça o seguinte: misture uma colher de sopa de levedo de cerveja com meia colher de chá de sal. Adicione um pouco de água até atingir consistência de uma pasta.

Esfregue esse remédio nos dentes, depois escove normalmente. Você pode usar esse remédio até 2x por dia, durante uma semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *