Cravo da índia: 10 benefícios e usos surpreendentes desta especiaria

Geralmente, o cravo da índia é muito usado como tempero na cozinha, entretanto seus benefícios vão muito além.

Rico em uma substância chamada eugenol, o cravo da índia possui ação antisséptica, analgésica e anti-inflamatória. Por conta disso, o cravo da índia é um excelente ingrediente na medicina natural e pode tratar uma série de doenças.

Além disso, o chá de cravo da índia também ajuda a perder peso, pois atua diretamente no sistema digestivo.

Veja em detalhes os benefícios do cravo da índia para a sua saúde:
Expectorante natural Esse ingrediente é excelente para tratar a tosse, pois desobstrui o esôfago e a garganta.

Melhora a circulação
O chá de cravo da índia ajuda a melhorar a circulação sanguínea e age como desintoxicante natural.

Ajuda no controle do colesterol
O eugenol ajuda a controlar o colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim. Por isso, o chá de cravo da índia também ajuda no tratamento de diabetes e doenças relacionadas.

Acelera o metabolismo do corpo
O cravo da índia atua aumentando a produção de saliva e dos líquidos digestivos, o que melhora a atividade de todo o sistema digestivo.

Ajuda na digestão
Devido a sua capacidade de aumentar o metabolismo do sistema digestivo, o cravo da índia melhora a secreção das enzimas digestivas. Por conta disso, pode ser usado para aliviar enjoos e dores no estômago.

Remédio natural para cólicas menstruais
O chá de cravo da índia atua como um relaxante muscular para a região do útero, diminuindo os espasmos musculares que provocam as cólicas.

Ajudam no tratamento da tireoide
O cravo da índia ajuda a regular a operação da tireoide, sendo muito importante tanto no tratamento de hipertireoidismo, como no tratamento de hipotireoidismo.

Analgésico e antisséptico natural
O cravo da índia alivia dores, especialmente na região bucal. Além disso, suas propriedades analgésica e antisséptica ajudam a tratar feridas, infecções e queimaduras.

Ajudam na saúde bucal
Graças ao efeito antisséptico, o cravo da índia limpa a boca e elimina bactérias que causam o mau hálito. Além disso, ajuda a prevenir cáries.

Anti-inflamatório natural
O cravo da índia é um excelente anti-inflamatório natural e pode ser usado tanto na forma de chá, ajudando a combater inflamações e distúrbios digestivos, como na forma tópica, como óleo essencial. O óleo essencial de cravo da índia é muito indicado para fortalecer unhas fracas e para tratar micoses e feridas.

Os benefícios do cravo da índia são muitos e variados, mas é importante notar que mulheres grávidas ou em fase de amamentação não devem usá-lo, pois pode ter efeitos colaterais.

Além disso, crianças menores de 6 anos ou pessoas com problemas neurológicos e com problemas gastrointestinais também devem evitar o seu uso. Já usou chá de cravo da índia para alguma situação descrita?

Fonte: Natureba