Se você andar com os pés descalços em seixos por 5 minutos, este é o efeito que tem em seu corpo

Os efeitos saudáveis ​​de andar com os pés descalços

Todo mundo sabe que andar é bom para o corpo. É de baixo impacto, por isso não irá danificar as articulações, e não requer uma adesão ao ginásio. O exercício pode ajudar a queimar calorias, reduzir a gordura e fortalecer o coração, mas muitas pessoas não falam sobre os benefícios para a saúde de andar com os pés descalços.
Para muitas pessoas, caminhar sem sapatos é um risco para a saúde. É um acidente à espera de acontecer. Se você não está acostumado a andar com os pés descalços, pode ser doloroso até que seus pés desenvolvam calções protetoras, e você tem que cuidar de objetos afiados e bichos picantes no chão. No entanto, há benefícios para caminhar com os pés descalços que você pode não saber.

1. Melhora a circulação
RunBare afirma que, caminhando sem sapatos, você usa músculos extras em seus pés e pernas para ajudar a equilibrar seu corpo e enviar mensagens para o seu cérebro. Ao usar estes músculos extras, como com qualquer treino, a circulação aumenta nas pernas e nos pés.

2. Reduz a inflamação
RunBare também diz que os radicais livres responsáveis ​​pela inflamação podem ser reduzidos através de um processo chamado “aterramento”. O aterramento é simplesmente andar com os pés descalços e permitir que seu corpo, que supostamente carrega uma carga positiva nos radicais livres, dissipe essa carga quando entra em contato com o solo, que tem uma carga negativa.

3. Fornece uma sessão de reflexologia gratuita
Lallous ‘Lab afirma que andar em superfícies irregulares estimula vários lugares nas solas dos pés, agindo como uma massagem de acupressão gratuita. Na China, por exemplo, existem muitos “passeios de reflexologia” cheios de pedras lisas para que as pessoas caminhem com os pés descalços.

4. Reduz o risco de doença cardiovascular
Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine afirma que “aterramento” parece reduzir a coagulação nos glóbulos vermelhos e a viscosidade dos glóbulos vermelhos, que são fatores importantes na doença cardiovascular.

5. Melhora a sua postura geral e equilíbrio
De acordo com Medical Daily , caminhar com os pés descalços força o corpo a trabalhar os músculos pequenos nos pés, fortalecendo-os. O cérebro aprende a prestar atenção aos sinais enviados pelos pés, e a postura eo equilíbrio parecem melhorar. A Fundação para a Saúde no Envelhecimento diz que um estudo recente descobriu que caminhar em tapetes de paralelepípedos ajudou os idosos a melhorar seu equilíbrio e força.

6. Melhora a aptidão geral
De acordo com a Fundação, esse mesmo estudo descobriu que os adultos idosos que caminharam regularmente em um tapete de paralelepípedos reduziram a pressão arterial, aumentaram o equilíbrio e apresentaram maior aptidão em geral em comparação com adultos idosos que apenas fizeram caminhadas regulares.

7. Evita lesões nos pés
Os sapatos com suporte de arco podem permitir que os pequenos músculos no pé, conhecidos como “estabilizadores locais”, fiquem preguiçosos e as feridas nos pés possam ocorrer. De acordo com o Medical Daily, o professor Patrick McKeonin, do Departamento de Exercícios e Ciências do Esporte da Ithaca College, disse: “Mais pessoas podem andar descalças, como em casa ou no escritório, é uma coisa realmente boa”.

8. Ajuda a proteger sua visão
Olwomen.com afirma que a reflexologia, ou acupressão, pode ajudar a corrigir problemas de visão. O site recomenda andar com os pés descalços na grama para massagear o dedo adotado, o que supostamente afeta a visão.

9. Pode ajudar a melhorar a “deficiência de elétrons”
De acordo com a Mercola.com , permanecer “aterrado” permite que seu corpo absorva elétrons extras da Terra. Esses elétrons extra são reivindicados como uma ótima fonte de antioxidantes que poderiam ajudar a livrar seu corpo de radicais livres.

10. Ajuda a reabastecer sua vitamina D caminhando ao sol
A maioria das pessoas sabe que o sol é uma importante fonte natural de vitamina D. O Site da Saúde confirma que enquanto você está caminhando descalço durante o dia, também está permitindo que seu corpo absorva a vitamina D.

11. Queima mais calorias quando anda na areia
Chron.com coloca um toque ligeiramente diferente na caminhada descalça. Para aumentar seu esforço, experimente andar em areia, o que leva o dobro do esforço de andar em uma superfície dura, para que você queime mais calorias durante seu treino.

12. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade
Chron.com também aponta que tirar seus sapatos para uma boa caminhada na praia ajuda a relaxar e reduzir o estresse. A “massagem” que seus pés conseguem ajuda a reduzir a pressão sanguínea ao bater os pontos de acupressão no fundo dos pés.

13. Exfolia sua pele
Soft Star recomenda uma caminhada na praia para esfoliação natural. A areia esfrega os pés e remove as células mortas da pele. A água salgada do oceano suaviza a pele.

Os sapatos são necessários na vida e ótimos para muitas coisas, mas andar com os pés descalços também tem suas vantagens. De melhorar o equilíbrio para reduzir o estresse, passar algum tempo descalço pode ter algumas vantagens definidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *