Curiosidades Interessante Notícias Saúde

Bicarbonato de sódio por dia pode evitar a necessidade de diálise

Especialistas afirmam que o grampo doméstico, bicarbonato de sódio, poderia transformar a vida de pacientes renais com insuficiência renal ao tomar diariamente.

O bicarbonato de sódio ou principalmente conhecido como bicarbonato de sódio não só pode ser usado dentro da cozinha, mas também pode retardar dramaticamente o progresso da doença renal crônica, o que pode impedir que os pacientes necessitem de diálise.

O líder do estudo, Magdi Yaqoob, professor de medicina renal no Royal London Hospital, disse: “É incrível.

“Este é o primeiro estudo controlado randomizado de seu tipo”.

“Um remédio simples, como o bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio), quando usado adequadamente, pode ser muito eficaz.

Cerca de três milhões de pessoas no Reino Unido sofrem de doença renal crônica.

A condição varia em gravidade de um grau leve de mau funcionamento para completar a insuficiência renal.

Pacientes gravemente afetados podem ter que gastar tempo todos os dias em uma máquina de diálise que assume a função dos rins.

Cerca de 37.800 pacientes no Reino Unido recebem terapia de reposição renal, que envolve diálise ou transplante de rim.

O custo de cuidar de pacientes com insuficiência renal custa US $ 30.000 ao ano – absorvendo 3 por cento do orçamento total do NHS.

Os médicos há muito se perguntam sobre o valor potencial de bicarbonato de sódio para pacientes com doença renal que geralmente sofrem de baixos níveis de bicarbonato, uma condição chamada acidose metabólica.

O estudo piloto realizado no Royal London Hospital, Whitechapel, foi o primeiro teste controlado do tratamento em ambiente clínico.

Os pesquisadores estudaram 134 pacientes com doença renal crônica avançada e acidose metabólica.
Um grupo recebeu aleatoriamente uma pequena dose diária de bicarbonato de sódio em forma de comprimido, além de seus cuidados habituais.

Durante um período de um ano, a função renal destes pacientes diminuiu cerca de dois terços mais lentamente do que a dos indivíduos que não receberam os comprimidos. Na verdade, sua taxa de declínio era pouco diferente do que seria esperado com o envelhecimento normal.

A progressão rápida da doença renal ocorreu em apenas 9 por cento dos pacientes recebendo bicarbonato de sódio em comparação com 45 por cento do grupo não tratado.

Os pacientes que tomaram comprimidos de bicarbonato de sódio também apresentaram menor probabilidade de desenvolver doença renal em estágio final que exija diálise.

As descobertas foram publicadas ontem no Journal of the American Society of Nephrology.

O líder do estudo, Magdi Yaqoob, professor de Medicina Renal no Royal London Hospital, disse: “Este estudo mostra que o bicarbonato de sódio pode ser útil para pessoas com insuficiência renal. Ou seja, enquanto a dose for regulada e sob supervisão.

“O que acontece é que a inflamação do rim é evitada pelo bicarbonato de sódio porque ocorre uma reação química que limita a produção de amônia no rim.

“Esta estratégia barata e simples também melhora o bem-estar nutricional dos pacientes e tem potencial para melhorar a qualidade de vida e, claro, um desfecho clínico que pode remover a necessidade de diálise.

“Bicarbonato de sódio não é classificado como droga, então esse estudo nunca foi tentado antes”.
Os cientistas apontaram que sua pesquisa foi limitada por não ter um “grupo placebo” de pacientes que receberam um tratamento “fofo”.

“Nossos resultados precisarão de validação em um estudo multicêntrico”, disse Prof Yaqoob.
O Dr. Kevin Harris, consultor médico sênior da Kidney Research UK, congratulou-se com o estudo.
Ele disse que deveria “ajudar a informar futuras diretrizes e auxiliar nossos pesquisadores que atualmente estão trabalhando extremamente difíceis para finalmente encontrar uma cura”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *