Curiosidades Interessante Mundo Notícias Saúde

Médicos extraem 232 dentes da boca de um jovem indiano

Ashik Gavai tinha dores em sua boca há 18 meses. Sua mandíbula estava inflamada, mas os médicos de seu povoado no distrito indiano de Maharashtra não tinham ideia de que causava a dor. Seu problema só foi diagnosticado e solucionado quando chegou ao hospital de Bombaim. De acordo com a chefe do Setor de Odontologia, Sunanda Dhiware, o que incomodava Ashik, de 17 anos, era o crescimento de um tumor benigno, de uma condição rara chamada odontoma complexo, que se desenvolve em forma de dentes.

Depois de uma cirurgia de seis horas, realizada por dois cirurgiões e dois auxiliares, a equipe extraiu ao todo 232 dentes da boca de Ashik.

– “A princípio não podíamos extrair, de modo que tivemos que usar um pequeno cinzel e martelo para sacar (…) Uma vez que abrimos começaram a sair pequenos dentes como pequenas pérolas, uma a uma”, explicou Sunanda.

Sunanda disse que nunca tinha visto algo assim em seus 30 anos de carreira, e que a equipe prognostica uma recuperação completa por parte de Ashik. A especialista agregou que há antecedentes de extrações de até 37 dentes deste tipo no passado, mas que o caso de Ashik poderia perfeitamente ser um recorde.

Agora Ashik tem 28 dentes.

Fonte: MDIG.COM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *