10 coisas que nosso corpo faz, mas que não sabemos o motivo

Nosso corpo é tão surpreendente e eficiente em todas as suas funções básicas, que não é surpresa que muitos de nós não o conheçam 100% dele. Imagine o seguinte: Você sabia que os “arrepios” ajudam você a regular a temperatura do corpo, ou que um simples espirro faz a diferença entre receber um vírus ou expulsá-lo?

10. Soluço
Soluço é um som inspiratório que é produzido por irritação no diafragma. Pode ser causada por comer rápido ou em excesso, abuso de álcool, problemas no estômago, e assim por diante. O ruído irritante e incontrolável que você faz é a forma como seu corpo lhe diz: “Ei, desacelere!” Ou “Sério, você vai tomar outra cerveja?”

9. Bocejar
Relaxe e boceje. Pesquisas recentes mostram que quando somos consumidos pela quantidade de trabalho e pelo estresse da vida diária, a reação normal do corpo é o bocejo, isso ajuda a esfriar o cérebro e a continuar com as tarefas diárias.

8. Alongamentos
Você está tendo um dia ruim? Não se preocupe, seu corpo sabe e fará com que você sinta um estranho desejo de esticar. Não ignore isso! Estique-se, que irá provocar o fluxo de oxigênio em seu corpo e relaxá-lo em dois a três minutos, além de ajudar seus músculos a ficarem irrigados de sangue.

7. Espirrar
Pó, micróbios e alérgenos. Todos os dias lidamos com esses agentes nocivos, e sem percebê-lo, os inalamos 24 horas por dia. Eles irritam as narinas e causam espirros. Dependendo do tipo de alergias que você sofre, os espirros podem se tornar incontroláveis, mas você os libera com confiança. Lembre-se: são micróbios que devem ser expulsos.

6. Arrepios
Você está em uma situação estressante ou prazerosa? Talvez você fique um pouco frio. Quando isso acontece, você sentirá os cabelos em sua pele começar a subir. No caso do frio, os cabelos de sua pele são criados para isolar o ar, como em animais, no entanto, porque nosso cabelo não é tão grosso quanto o de um animal, não alcançará a mesma função, mas funcionará para alertá-lo quando estiver em situações desconfortáveis.

5. Tremor na pálpebra
Esse incômodo e raro sintoma de pálpebra tremendo – aconteceu com você – é resultado do estresse e / ou se você é amante da cafeína.

Seu corpo grita para você: “Fique mais tranquilo, faça exercício, desintoxique e, acima de tudo, relaxe!” Isso fará com que sua pálpebra pare de agitar.

4. Perca de memória
Não se preocupe, você ainda não está louco. A perda de memória é um mal necessário, é a forma como seu corpo usa para proteger-se de eventos traumáticos. Ou apenas se você vive sob estresse ou está muito ansioso, você será vítima desse sofrimento.

3. Pele enrugada
Você passa horas em baixo d’água e seus dedos começam a enrugar. É uma reação normal do corpo para protegê-lo de superfícies escorregadias. Tão inteligente é o nosso organismo, que se adapta para evitar tais deslizamentos e expulsar a umidade excessiva.

2. Lágrimas
Entusiasmo, tristeza e dor são algumas das razões pelas quais produzimos lágrimas. No entanto, a função principal que o seu corpo tem ao produzir, além de lubrificar os olhos, é chorar que – como foi mostrado – ajuda a controlar as emoções. É por isso que aconselhamos o seguinte: não reprima o desejo de soltar o choro, é muito necessário alcançar uma boa saúde mental.

1. Espasmos musculares
Você já sonhou que você caiu de um prédio? Se a resposta for “sim” e você não conhece o motivo, acredite: há um motivo. Os idiotas mioclônicos funcionam como espasmos, por exemplo, soluços. Assim, também é uma contração, mas é cerebral e pode ocorrer a qualquer hora do dia, não importa se você dorme ou esteja acordado. É assim que seu corpo garante que você está respirando corretamente, além de mantê-lo vivo.

Conhecer o nosso corpo é importante, não o jogue fora. Saber por que reagimos assim ao nosso ambiente nos ajuda a controlar o que vivemos.

Lembre-se de que só temos um corpo e nossa única responsabilidade com ele é cuidar dele. Se esta informação o ajudou a não hesitar em compartilhá-lo, não faz mal saber disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *